A Prefeitura de Nova Lima anunciou a abertura gradativa do comércio local a partir desta terça-feira (5), conforme o decreto 10.043/2020. A reabertura está prevista em três etapas. Até o momento, a cidade registra 93 casos do novo coronavírus e nenhum óbito, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Bares e restaurantes poderão funcionar. Segundo a assessoria de imprensa do município, equipes da prefeitura seguem acompanhando com atenção os boletins epidemiológicos e a situação do coronavírus na cidade, bem como as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde e do governo estadual. As medidas podem ser revistas caso a flexibilização represente algum risco para a população. “Se a abertura do comércio representar riscos para o enfrentamento ao coronavírus, as condições de flexibilização podem ser revistas e o isolamento social, reforçado”, consta no comunicado do site da prefeitura de Nova Lima. As etapas Na primeira etapa, que se inicia nesta terça-feira (5), estão permitidos os comércios varejista em geral, restaurantes com funcionamento de 11h às 15h, e com no máximo 1/3 da capacidade e distância mínima de 1,5 metro, empresas de estacionamento de veículos, segmentos de estética, beleza, barbearia, pet shop e escritórios em geral. 2ª etapa Na segunda etapa, que começa a partir do dia 19 de maio, os restaurantes já poderão atender em horário normal do serviço, respeitando 1/3 da capacidade. Nesta fase, os bares também poderão abrir seguindo a mesma regra. Os atendimentos e procedimentos ambulatoriais eletivos serão permitidos. Assim como as atividades físicas individuais ao ar livre, mas fica proibido o uso das academias ao ar livre. Etapa final Na terceira etapa, que tem início no dia 3 de junho, a flexibilização para restaurantes e bares é maior e eles poderão funcionar com no máximo 2/3 da capacidade. Apesar do anúncio, os comerciantes ainda têm dúvidas de como essa retomada irá acontecer. Diogo Kfoury é sócio de um complexo gastronômico, no Vila da Serra, em Nova Lima e afirma que a volta do negócio não está definida. “Estamos pensando nas melhores alternativas e estamos estudando a melhor forma da reabertura”, explica. Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH
Já pensou em ter energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência? Você, provavelmente, já ouviu falar nesse tipo de energia sustentável, mas pode ser que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento e se os benefícios. A energia solar fotovoltaica é o processo de transformar a radiação solar em energia elétrica, você pode ter energia fotovoltaica na sua empresa ou residência, independentemente do tamanho do local. Veja os requisitos para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência:
Os suportes variam de acordo com o tipo de telhado do local. Geralmente estes suportes são de alumínio ou aço galvanizado e têm capacidade de se fixarem em telhas de barro, de concreto, em telhados metálicos, entre outros. Além disso, eles permitem que a instalação fique protegida contra possíveis ventos e tempestades. Outro procedimento importante é verificar se o local tem área suficiente longe, que não haja interferência na incidência de raios solares sobre as placas do sistema fotovoltaico. Eles devem estar bem instalados para que o sistema funcione perfeitamente e longe de sombreamento.
É importante que as placas estejam voltadas para o Norte verdadeiro, pois ele recebe maior incidência de raios solares. Se não for possível, há uma pequena perda de eficiência. É preciso, também, que os painéis estejam fixos com inclinação mínima de 5 graus, para facilitar o escoamento de água.
O sombreamento, mesmo que mínimo, afeta na produção de energia solar. Lembre-se que quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior será a eficiência na produção. A área sombreada afeta a circulação da corrente, diminuindo drasticamente sua capacidade de geração. Quanto menos sombra tiver nos painéis, melhor para a otimização da produção de energia.
O cálculo da área é feito de acordo com o consumo médio do estabelecimento, da cidade que ele está inserido, do tipo de instalação elétrica que ele tem e principalmente da incidência de luz solar para que, mesmo em dias nublados, seja possível a geração de energia. O cálculo da incidência pode ser feito através da latitude e longitude do lugar e verificando as variáveis em bancos de dados, como, por exemplo, os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Sobre a inclinação, é necessário conhecer a cidade que será instalado o sistema. Por exemplo, se for em Minas Gerais, a inclinação deverá ser de 19º. Não se esqueça que todos estes processos deverão ser feitos por uma equipe especializada e com expertise no assunto.
A função do inversor é converter a energia gerada pelas placas fotovoltaicas, que são correntes contínuas, em correntes alternadas. Ele possui um dispositivo que assegura que será extraída máxima potência dos módulos fotovoltaicos para que seja produzida mais energia. O inversor é necessário para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, mas é importante que ele esteja distante dos raios solares e chuvas. Deve ser instalado em parede seca, perto de um roteador Wi-Fi.
Em primeiro lugar, é importante que a instalação seja feita por uma empresa de confiança e especializada, pois ela vai utilizar os melhores materiais e garantir economia e eficiência energética. O primeiro passo para fazer a instalação é entender como funciona o seu consumo, pois é com base nele que será calculado a potência ideal do seu sistema, para suprir o seu consumo. Assim, você poderá calcular qual será o custo para a instalação da energia solar fotovoltaica. O procedimento consiste em fazer o projeto fotovoltaico e enviá-lo para a distribuidora para adiantar os processos burocráticos, em relação à conexão do seu sistema com a rede. Depois disso, é só prosseguir com a instalação dos painéis no lugar mais indicado, começando pela preparação do local onde serão instaladas as placas solares. Assim, basta instalar os suportes e os trilhos onde serão colocados os painéis, fixá-los, conectar os cabos, ligá-los ao inversor e instalá-lo na rede elétrica. Em seguida, é necessário somente validar seu sistema na distribuidora local e pronto! Sua energia será produzida através dos painéis fotovoltaicos.
No caso específico de energia fotovoltaica em padarias, a instalação pode trazer várias vantagens, como, por exemplo, redução nos custos em refrigeração, valorização do imóvel, e tantos outros. Em supermercados e restaurantes também não é diferente. Vale destacar que, por se tratar de uma energia 100% limpa e sustentável, a sua marca ganhará uma boa imagem perante os consumidores. A instalação dos painéis resulta em diminuição do consumo médio de energia – isso com retorno do investimento a curto prazo, possibilidade de investimento do dinheiro economizado em outros setores do negócio, além de necessitar pouca manutenção. Por fim, é importante lembrar que as condições climáticas do Brasil favorecem o uso da energia fotovoltaica. Além da grande incidência de raios solares, a matéria prima das células fotovoltaicas, o silício cristalino, é abundante no solo brasileiro. A energia fotovoltaica na sua empresa trará uma economia de até 95% na conta de luz, através de créditos. Considerada a energia sustentável mais barata do mercado, os benefícios são muitos e os retornos são garantidos.
Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento. Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses. Você já ouviu falar sobre energia sustentável e renovável, certo? Ela é obtida através de fontes naturalmente reabastecidas, como chuva, vento, marés e o sol. A energia solar, por exemplo, vêm ganhando muito espaço no Brasil. Muitas pessoas já viram coletores solares térmicos em casas e prédios nas cidades e até mesmo no campo, porém, há uma outra maneira de usar a força do sol a seu favor: a energia fotovoltaica! A energia solar térmica e a fotovoltaica usam o sol como sua fonte, porém, existem algumas diferenças importantes entre elas. Para saber mais, é só continuar a leitura!
A energia proveniente do sol é considerada uma forma sustentável e renovável de gerar energia, não causando danos na natureza. Além disso, por ser proveniente do sol, ela tem um grande aproveitamento energético, principalmente em um país como o Brasil, com dias majoritariamente longos e ensolarados. Toda essa inovação gera uma relação custo x benefícios muito atrativa! Aproveitando a energia solar para sistemas fotovoltaicos, você é capaz de economizar até 95% nos gastos da conta de luz. Tudo isso sem prejudicar o meio ambiente. E também não existem muitas preocupações em relação a manutenção. Os sistemas de captação de luz expostos nos telhados de residências e empresas são muito resistentes, tendo uma longa vida útil.
A energia solar também pode ser aproveitada por meio de diferentes sistemas, como a energia solar térmica e a fotovoltaica. Cada uma têm o seu próprio objetivo, apresentando diferentes vantagens.
Esse tipo de energia solar já é muito difundido no Brasil. Ela transforma o calor do sol em energia térmica, utilizada para aquecer água e outros fluidos. O sistema é composto por coletores solares, os famosos painéis que ficam no telhado, e um reservatório térmico que armazena a água aquecida até o momento em que ela será consumida.
Com esta tecnologia, a energia solar é convertida em energia elétrica. Isso é feito através de células fotovoltaicas presentes em módulos painéis solares posicionados estrategicamente nos telhados. Neste sistema, também são utilizados equipamentos elétricos (cabos e inversores de tensão) para fazer a conversão de energia. Essa tecnologia pode ser utilizada tanto na substituição da energia elétrica convencional, quanto para servir de fonte complementar. Sua utilização não está restrita a residências, podendo também ser aplicada em comércios e indústrias. Diferente da energia solar térmica, a fotovoltaica ainda não é tão conhecida no país. Porém, nos últimos 40 anos, essa tecnologia vem se popularizando em todo planeta. E com os incentivos criados pelo governo espalhando também pelo Brasil.
Como podemos ver, a escolha entre os dois tipos de energia varia de acordo com o objetivo do cliente. Enquanto a energia solar térmica é utilizada apenas para o aquecimento de fluidos, principalmente água, os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica. Em muitos casos, é possível conciliar o uso das duas tecnologias, caso o cliente opte por essa escolha em sua residência. Em termos de materiais e estrutura, o painel solar fotovoltaico exige uma parte maior do telhado da residência ou da organização, pois precisa de mais placas solares em relação ao sistema solar térmico. E não podemos nos esquecer de falar sobre valores. O custo de investimento costuma ser mais alto no caso da energia solar fotovoltaica em relação ao sistema solar térmico. Porém, o sistema fotovoltaico gera uma maior economia e o investimento costuma se pagar em pouco tempo, com a economia e os descontos na conta de luz.
As tecnologias de energia solar estão cada vez mais acessíveis, ao mesmo tempo em que as despesas energéticas estão subindo no Brasil. Por isso, muitas pessoas acabam optando pela instalação de sistemas fotovoltaicos. E mesmo tendo um custo mais elevado de instalação, a energia solar fotovoltaica ainda assim apresenta diversos benefícios e vantagens, chegando a reduzir de forma significativa os gastos na conta de luz ou até mesmo zerar esses gastos. De acordo com a resolução REN 482/2012, esse sistema funciona da seguinte forma: nos meses em que a tecnologia fotovoltaica gerar mais energia do que o que é consumido, o proprietário da residência ou organização receberá créditos de energia. Eles são válidos por 60 meses (cinco anos) que podem ser descontados na conta do consumidor. Percebemos aqui que a energia solar térmica e fotovoltaica são bastante diferentes e cada uma possui seu próprio objetivo e função. Enquanto a energia solar térmica se destina ao aquecimento de fluidos, a fotovoltaica gera energia elétrica, ambas tendo o sol como fonte primária. As duas formas de energia possuem grande eficiência energética, são consideradas limpas, sustentáveis e econômicas! Considerando todos esses aspectos, optar pela energia solar se mostra uma escolha inteligente e consciente, repleta de vantagens! E se você quer saber mais sobre os benefícios da energia solar térmica e fotovoltaica, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades direto na sua caixa de entrada! Quer receber um orçamente de como instalar e comprar um sistema de energia solar fotovoltaica em Belo horizonte MG? Acesse nosso site abaixo e faça sua solicitação.
Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica BH Energia Solar Fotovoltaica MG Energia Solar Fotovoltaica Brasil Energia Solar Fotovoltaica Br Energia Solar Fotovoltaica para academia Energia Solar Fotovoltaica para academias Belo Horizonte Energia Solar Fotovoltaica BH Energia Solar Fotovoltaica Preço de Energia Solar Fotovoltaica Onde comprar Energia Solar Fotovoltaica Empresa de Energia Solar Fotovoltaica GDE Energia Solar Fotovoltaica GDE SOLAR Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH
Onde comprar cartão em PVC personalizado?Pensando que a identificação das pessoas é essencial para a segurança de diversos ambientes, – bem como para os seus usuários -, nós da Card Solutions disponibilizamos para os nossos clientes carteirinhas em PVC produzidas com materiais de qualidade e um design exclusivo para atender as suas necessidades!
Preencha os dados abaixo, entraremos em contato em breve.